fbpx

Como lidar com o melasma do rosto?

Por Formulando Beleza

26 de novembro de 2018

Manchas de pele podem incomodar algumas pessoas. A maioria dos jovens e adolescentes encaram esse problema em algum período da adolescência. Muitos dos adultos também têm manchas faciais. Porém, veremos que o melasma consegue ir um pouco além de manchas de acne na adolescência.

Por isso, separamos alguns tratamentos, desde os com fitoterápicos, cosméticos manipulados até os estéticos, que ajudam a eliminar ou amenizar as manchas de melasma no corpo e rosto. Confira cada detalhe!

Comece se prevenindo

A melhor maneira de se livrar do melasma é evitar que as manchas da pele ocorram em primeiro lugar. Comece a tratar acne (inclusive se sua pele for oleosa), cravos e espinhas assim que você os vir aparecendo. Neste caso, confira como acabar com cravos, espinhas e pele oleosa. E, principalmente, evite a exposição ao sol. Os raios de sol queimam sua pele e irritam a acne, o que facilita o surgimento de manchas. Para atenuar os danos causados ​​pelo sol, aplique um bom protetor solar com pelo menos FPS 15 nas áreas expostas da sua pele sempre que você sair ao sol.

Um outro tipo de prevenção está relacionado ao controle hormonal. É comum o aparecimento de melasma em mulheres jovens com cistos nos ovários, por exemplo, o que dificulta o tratamento das manchas.

Aloe Vera

Aloe Vera é uma planta medicinal que pode ser usada para uma série de tratamentos estéticos, envolvendo a remoção de manchas da pele.  Nesse caso, a planta auxilia como uma boa hidratação, quesito importantíssimo para o tratamento de melasma. Ao aplicar um creme contendo Aloe vera, por exemplo, pode-se associar o uso de vitaminas, como a vitamina C e a vitamina E.  O uso interno de Aloe vera gel favorece, além da hidratação, funções de detox para o nosso organismo.

Tratamento com cremes

Alguns cremes clareadores podem reduzir o problema de melasma epidérmico e até mesmo o melasma dérmico. Ácidos agem como despigmentantes e devem ser indicados por profissionais especializados, após a devida avaliação. Os tipos de ácidos comumente usados são: o retinóico, glicólico, mandélico, kójico, e outros.

Fitoterápicos padronizados

Medicamentos fitoterápicos são aqueles que utilizam as plantas medicinais ou derivados de droga vegetal. Confira três opções excelentes para o melasma:

Achromaxyl – Extrato botânico (Brassicaceae) – indicado nos protocolos como clareador e iluminador da pele. Reduz a coloração e o tamanho das manchas senis.

Revinage – Derivado do Picão Preto – reduz as manchas e melhora a rugosidade da pele.

Gatuline – Origina-se de duas plantas: Kiwi e da raiz do Ginseng amargo. Reduz as manchas, clareando significativamente o tom da pele. Pode ser usada também em manchas senis.

Técnicas de microagulhamento

Essa técnica utiliza microagulhas para perfurar agulha, estimulando a produção de colágeno. Além de reduzir rugas e a flacidez no rosto, o microagulhamento também consegue conter e eliminar o melasma.

Peeling químico

Outra maneira de remover o melasma, porém de forma invasiva, é por meio do peeling químico. Ele é feito com ácidos, usando concentrações mais fortes que os usados em cremes, para que consiga remover uma camada de pele. Esse tipo de peeling pode ser leve para o melasma superficial ou mais intenso para melasma profundo.

Tratamento a laser

Também invasivo, o laser é eficiente para eliminar tanto o melasma superficial quanto o mais profundo. O calor provocado pelo laser destrói o pigmento da pele acumulado. Se o melasma não foi removido por meio de procedimentos caseiros e cremes, o laser é uma ótima opção.

Agora você tem em mãos algumas formas para lidar com o melasma. Seja qual for o caso, recomenda-se o teste de medidas mais leves e naturais. Confira agora nosso e-book Cosmética natural: faça você mesmo. Receitas e dicas da cosmética caseira e conheça receitas incríveis para rejuvenescer a pele!

Você também pode gostar de…

Isolamento Social e Superação

Isolamento Social e Superação

Falar de Coronavírus é o que menos quero nesse momento. Entretanto, a consequência desse cenário se instalou com o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não faça da oleosidade da sua pele um cavalo de batalha. Ele tem benefícios para sua pele prevenindo o envelhecimento precoce. Mas você não precisa viver com esse problema. Você só precisa controlar esse desconforto para melhorar a acne e o aspecto de sua pele.

Nunca diga: “ eu não consigo” ao invés disso diga: “deve ter um jeito”.

Sabe, temos esse jeito para você. Tudo simples, tudo fácil.

Sente sua pele trincando, áspera, ressecada? Isso deve ser cuidado logo, pois a hidratação é fundamental para qualquer tipo de pele, mas no caso de pele seca ou normal, é um item que não deve ser esquecido diariamente, o envelhecimento chega mais rápido.

Mas, esse problema pode começar a desaparecer aqui…

Ninguém gosta. Não importa se você tem mais rugas ou menos rugas ou se já fez algo para deixá-las mais suaves. Elas marcam sua história, mas você pode melhorar essas marcas.

O que importa para sua pele não é o que você consegue fazer por ela, mas em que ela pode se tornar com o que você faz nela.

Temos uma solução para ajudar você a bloquear a ação do tempo sobre sua pele.

Muita gente não se lembra dos pés, a não ser quando eles apresentam algum problema no movimento ou com a micose nas unhas. Não esperem eles gritarem por socorro. Existem cuidados para esses problemas e para deixá-los m ais bonitos. Junto com esses cuidados você cuida também dos cotovelos e dos joelhos.

Quer conhecer esse caminho? Veja o que temos para você…

Quando somos livres interiormente nada do que está por fora pode nos aprisionar. Não deixe que o melasma aprisione você. Livre-se dele! Você é livre, sua pele pode ficar livre dessas manchas com nosso método totalmente testado. É uma jornada fácil de seguir. Estamos com você nessa estrada.

E-book: Melasma , Primeiros passos para o controle

Melasma com Prazo de Validade