Em nosso e-book Cosmética Natural, ressaltamos o uso de óleos vegetais na prevenção das rugas e outros procedimentos.
Vejamos algumas propriedades deles na aplicação da cosmetologia ou diretamente na pele. Lembramos que eles devem ter boa procedência, serem prensados a frio, pois o calor os transforma em produtos não desejáveis, tanto para pele, como na própria alimentação.
Prímula:
O óleo de prímula é obtido a partir das sementes da planta Prímula, nativa das Américas do Norte e do Sul.
As sementes são ricas em ácidos graxos essenciais, incluindo o ácido linolênico (ômega-3) e ácido linoleico (ômega-6.
Internamente, é usado nas crises de TPM e como suplemento. Dentro da cosmetologia, utiliza-se como um excelente emoliente nas fórmulas hidratantes, nos casos de psoríase ou dermatite. Em nossa dica sobre rugas, pelas suas características, é excelente nas massagens antirrugas.
Borragem:
O óleo de borragem é extraído das sementes da planta Borago officinallis, um arbusto cultivado em jardins cujas folhas podem ser usadas como tempero e também medicinalmente. As flores e as folhas são usadas em infusões contra febre, tosse e depressão.
Contém, como o óleo de prímula, o GLA (ácido gama-linoleico), também conhecido como ômega 6. Sua ação se relaciona com doenças de pele, tensão pré-menstrual, cólicas e outras condições inflamatórias. Nos processos de massagem, favorece a absorção, sendo um bom umectante facial.
Semente de uva:
O óleo é extraído da semente de uva e contém um elevado teor de tocoferol (vitamina E) e ácido linoleico, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. O tocoferol, é um super antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo. O ácido linoleico ou ômega 6 é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, da mesma forma que os de prímula e borragem.
0 comentários