Falamos sobre manchas nas axilas e virilhas. Muitos dos que nos seguem enviaram perguntas sobre o tema.
Como tem perguntas repetidas, fizemos um agrupamento delas para sermos mais objetivos. Vamos às Perguntas:
1 – Por que essa região é normalmente mais escura que as outras do nosso corpo?
Isso se deve à presença de hormônios sexuais presentes nessas áreas. O que nos leva a considerar que que não podemos clarear essas áreas totalmente, pelo menos em boa parte de nossa vida. No caminhar de nossa estrada, os hormônios vão diminuindo, os pelos também e normalmente esse desconforto tende a desaparecer.
Um outro fator, é a espessura da pele. A presença de dobras promove a irritação, pelo o próprio atrito.
2 – Como faço, se tenho que me depilar toda semana pois meus pelos sãos muito grossos? Já experimentei Gillette, mudei para cera quente, barbeador e o problema só piora…
Nesse caso, a solução será mesmo uma depilação a laser, pois a frequência da depilação, independentemente de ser lâmina ou cera, já concorre para isso.
Entretanto, ao decidir pelo laser, você deve solicitar do profissional que examine seu tipo de pele, dentro da classificação dos seis tipos mais comuns. Se você tiver tendência a manchas e se enquadrar principalmente nos biótipos 5 e 6, poderá não obter o resultado esperado e até piorar o quadro. O laser ainda tem uma outra vantagem: ajuda a clarear e é um procedimento definitivo, pois o folículo piloso foi destruído ali.
Se não puder fazer esse procedimento, o melhor é diminuir a frequência, hidratar bem a pele e nunca depilar quando a pele não estiver íntegra.
3 – Sou gordinha e além das axilas, parte interna das coxas e virilha ainda tenho atrás do pescoço. Fico triste por que ao usar roupas com decotes, elas também estão lá.
Nas pessoas com sobrepeso essas manhas são mais evidenciadas, principalmente nas morenas ou com pele mais escura.
Isso se deve ao fato do aumento ou tamanho das dobras nessas regiões, mesmo usando às vezes roupas mais folgadas.
Essas dobras, tendem a provocar maior atrito local e sobrevêm um processo irritativo ou inflamatório, provocando ou piorando mais manchas.
Cuidar desse sobrepeso é a saída, mas você também não pode deixar de secar e hidratar bem essas áreas. Não usar cremes pesados, mas hidratantes que sejam absorvidos mais rapidamente. Evite produtos em gel que ressecam ou talcos antissépticos.
4 – Os desodorante alcoólicos refrescantes podem ser usados?
Eu diria: fuja desses desodorantes, pois o álcool por si só já é irritante. Procure aqueles mais hidratantes.
5 – Posso usar ácidos e hidroquinona?
A hidroquinona é um despigmentante e foi utilizado muito tempo nas manchas de melasma. Após um estudo, onde o uso contínuo dela demonstrou alguns efeitos indesejáveis, como o aparecimento de manchas brancas irreversíveis, seu uso aqui no Brasil ainda é permitido, mas se deve ter cuidado.
Quanto aos ácidos, podem ser usados sim. Mas, lembre-se:
– Essas áreas são sensíveis pela própria estrutura delas.
– A formulação deve ser adequada em termos de concentração dos componentes para não provocar mais irritação e aumentar as manchas.
É preferível ir mais devagar no clareamento, do que provocar um processo irritativo e inflamatório. Não vá com tanta sede ao pote.
6 – Posso fazer peelings?
Apenas peelings superficiais e leves, pelos mesmos fatores que já comentamos, para evitar queimaduras e irritações ou uma despigmentação forte.
7- Posso usar água oxigenada?
Não. A água oxigenada é irritante e o que não queremos é provocar isso na pele. E cuidado com as receitas caseiras disponibilizadas, muitas vezes sem critério ou por pessoas que nunca usaram.
8 – Como saber se essa mancha esquisita na minhas axilas é simples ou é outra coisa?
Não sei de outra coisa você está falando, mas existe uma dermatose chamada Acantose nigra que se apresenta de modo diferente embora bem escura. Ela é provocada por excesso de peso e pela secreção da insulina.
Nesse caso, o correto é procurar um médico para cuidar do caso.
0 comentários