As linhas de expressão são sinais naturais de envelhecimento da pele e, por isso, irão aparecer em algum momento da vida de todos. Ainda assim, a maioria das pessoas deseja preservar uma aparência jovem por mais tempo.

Neste artigo, separamos as 6 principais causas do aparecimento de linhas de expressão no seu rosto para que possa agir diante delas. Vamos conhecê-las?

O que causa linhas de expressão?

As causas das linhas de expressão são variadas e dependem do dia a dia de cada pessoa. O que ajudará você a identificá-las é olhar para a sua própria rotina e observar aquilo que pode estar acontecendo com mais frequência e interferindo na saúde da sua pele.

São inúmeros os fatores que podem fazer aparecer marcas de expressão no seu rosto, mas esses são os principais:

Constante exposição ao sol

A intensidade dos raios solares pode ser muito prejudicial para a pele e levar ao aparecimento de linhas de expressão no rosto, especialmente se você for exposto constantemente a eles sem nenhuma proteção.

A exposição ao sol é perigosa pois os raios UVA e UVB têm um alto poder de penetração na pele, o que aumenta os radicais livres e prejudica a produção de colágeno, um componente importante para manter a pele mais firme, jovem e bonita.

Com menos colágeno atuando, o processo de envelhecimento é acelerado e, assim, as marcas de expressão podem surgir com maior facilidade.

Falta de hidratação

A hidratação é um aspecto extremamente importante para a saúde da nossa pele. Se você não mantê-la hidratada, tanto por dentro quanto por fora, a sua pele fica seca, sem umidade e perde a firmeza natural.

Com isso o nosso rosto fica mais flácido, menos viçoso e mais propício ao aparecimento de marcas de expressão.

Se você franzir a testa, por exemplo, e a sua pele estiver mais seca, ela terá menos elasticidade e, assim, mais dificuldade para voltar ao normal. Por isso, atenção! Hidrate sua pele e, claro, beba muita água sempre.

Má alimentação

Além da falta de ingestão de líquidos, um dos principais aspectos que favorecem o surgimento de linhas de expressão no rosto é uma má alimentação.

Alimentos antioxidantes, por exemplo, ajudam a reduzir os radicais livres e auxiliam na produção de mais colágeno para a pele, pois possuem nutrientes importantes para isso, como selênio, licopeno, vitaminas C e A, entre outros.

Uma alimentação pobre nesses alimentos e nutrientes também facilita com que o seu rosto desenvolva essas marcas indesejáveis.

Estar sempre estressado

Você já ouviu falar nas rugas ou marcas de “preocupação”? Elas fazem referência ao fato do estresse ser uma das principais causas das linhas de expressão.

Isso se deve ao fato de que o estresse produz um hormônio chamado adrenalina, que está relacionada ao aceleramento do envelhecimento, já que pode causar danos no DNA e provocar o aumento de radicais livres na pele.

Com isso, o estresse traz um aspecto mais cansado e sem vida para o rosto, além de favorecer o surgimento de olheiras e marcas na pele.

Fumar e ingerir bebidas alcoólicas

Assim como a exposição solar, fumar e ingerir bebidas alcoólicas frequentemente são um dos atos mais prejudiciais para a pele, devido às composições dos produtos.

O cigarro, por exemplo, contém a nicotina, que interfere na produção de colágeno e, assim, na elasticidade da pele, trazendo um aspecto amarelado e enrugado para o rosto.

Já o costume de beber álcool causa o aumento dos radicais livres e já vimos o efeito negativo que eles provocam na pele do nosso rosto, certo?

Dormir com maquiagem

Você com certeza já deve ter ouvido que dormir de maquiagem é um dos grandes vilões para a saúde da sua pele, certo? Pois esse hábito também pode favorecer o aparecimento de linhas de expressão no seu rosto.

Isso porque os produtos de maquiagem obstruem os poros e impedem a oxigenação da pele durante a noite. Com isso, o rosto não respira corretamente enquanto você dorme e não se renova, como deveria acontecer com uma boa noite de sono.

Como evitar linhas de expressão?

Agora que já conhece as principais causas das linhas de expressão no rosto, fica muito mais fácil saber como evitá-las, não é mesmo?

Busque sempre usar protetor solar e óculos escuros ao sair na rua, inclusive nos dias nublados, para proteger a região dos olhos e a pele contra os raios solares. Lembre-se também de se manter hidratado e adotar uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como carnes, verduras escuras e frutas frescas.

Algumas massagens específicas e fáceis de fazer também auxiliam a prevenir rugas, como mostra este vídeo.

Cremes específicos para a prevenção de rugas e linhas de expressão, especialmente os produtos manipulados, também vão ser um ótimo aliado para ajudar a manter a sua pele ainda mais jovem e bela!

Saiba mais sobre Como prevenir e tratar rugas e linhas de expressão?

Sabemos do quanto você se preocupa com os cuidados com a sua pele, para deixá-la ainda mais bonita, viçosa e jovem. Por isso, preparamos este ebook: Cosmética natural: faça você mesmo, receitas e dicas da cosmética caseira. Baixe agora mesmo, é gratuito!