RuivaCaracterísticas
Considerada a mais delicada de todas as peles. A estrutura é muito fina mostrando um aspecto quase translúcido.
Os capilares se evidenciam por baixo da epiderme e facilmente sofrem rupturas provocando uma aparência avermelhada e às vezes irritada. Fatores como o calor ou o frio intenso deixam os vasos capilares ainda mais sensíveis.
Os casos de câncer de pele são comuns nas mulheres ruivas com cabelos vermelhos, olhos muito claros. As sardas aparecem mais nessa raça e podem aumentar de tamanho pela intensa exposição solar.
Cuidados:
- Uso de proteção solar alta FPS 30 a 60
- Atenção ao aparecimento de pintas disformes e pouco ásperas e podem evoluis para um câncer. Quando essas pintas mudarem de aspecto, procure um dermatologista imediato.
- Esqueça os esfoliantes, mesmo os mais suaves. Escolha cosméticos que contenhas esfoliantes ácidos suaves ou enzimáticos, nunca mecânico (grânulos).
- Evite sabonetes comuns, se for usar, procure os hidratantes.
- Hidratação com cremes hipoalergênicos, pois reduzem a possibilidade de uma reação alérgica.
Loira
Características
- Aspecto mais ressecado pela perda de umidade da própria estrutura epidérmica
- Poros mais contraídos o que dificulta a absorção de cosméticos
- Muita sensibilidade ao sol, pela pobreza de pigmentos, provocando danos até irreparáveis, como o câncer de pele.
- Região dos olhos com pouca possibilidade de irrigação deixando as marcas evidentes de um envelhecimento precoce.
- Repuxamento da pele pelo processo de desidratação.
- Insuficiência na produção de colágeno e elastina.
Cuidados:
- Na limpeza facial, usar cremes de limpeza ao invés de gel ou loções que irão ressecar sua pele.
- Cuidados especiais para a área dos olhos com cremes bem específicos e cuidados diários manhã e noite. Esse creme poderá ser usado nos lábios que também tem tendência a se apresentarem bem ressecados.
- Cuidado com os esfoliantes que devem ser suaves e aplicados a cada 20 dias ou mensalmente.
- Proteção solar FPS 30.
- Hidratação contínua com formulações contendo princípios ativos potentes.
Oriental
As orientais têm a pele com tendência à oleosidade, com poros muito abertos que formam bolinhas de gordura. Essas bolinhas se acumulam ao redor dos olhos e do nariz, laterais da boca e no queixo.
A pele se apresenta em tom amarelado, sem viço e ligeiramente embaçada. Isso faz parte de sua própria genética e somente poderá se corrigir com o uso de uma maquiagem adequada.
Cuidados:
- Esfoliação é fundamental para desobstruir os poros, evitando o acúmulo de gordura. Entretanto, o esfoliante não poderá ser grosseiro para evitar e na pele.
- A limpeza deve ser feita com produtos à base de gel para não aumentar a oleosidade da pele.
- Usar uma loção tônica sem álcool, aplicando com uma leve compressão, sem esfregar o algodão no rosto.
- Evite cremes com muito perfume pois são comedogênicos. Isso, aliás vale para qualquer tipo de pele.
Land Page: Um fator importante para os cuidados com a pele é a caracterização da raça, muitas vezes esquecida ao usar um cosmético ou realizar passos simples nessa rotina.
Dicas para Pele Negra, mulata e morena:
Pele negra e Mulata
As mulheres negras e mulatas estão com as melhores chances de manter a pele saudável e sem rugas, pela alta concentração da melanina que as protege das radiações solares.
Em relação à raça branca, a vantagem é de 10 anos posteriores à mesma idade.
Entretanto, por causa dessa hiperpigmentação, as manchas aparecem mais e reações cutâneas podem modificar um pouco ou até acentuadamente o tom da pele. O melasma é o principal vilão nesse tipo de pele. As cicatrizem tendem a ficar mais escuras.
A oleosidade fica mais visível, pois esse tipo de pele reflete mais a luz solar do que qualquer outra.
Um pequeno número de pessoas negras apresenta pele seca e nesse caso, os problemas são mais sérios do que em outros tipos de pele. O contraste das células mortas acumuladas na superfície da epiderme, ganha um tom acinzentado.
O aparecimento de um tipo de dermatose é comum
nessa raça, chamada de papilomatose nigra. Apresenta-se como pequenas verrugas, macias ou ásperas, frequentemente na face e no pescoço.
Se a pele for do tipo mulata clara, esses problemas são mais atenuados, mas os cuidados devem ser os mesmos incluídos para a pele negra.
Cuidados:
- Filtro solar FPS 4 a 6. Para as mulatas, FPS 15 – Essa recomendação não é para evitar queimaduras, mas prevenir o aparecimento de manchas.
- Usar esfoliantes suaves para não provocar irritações e pontos de hiperpigmentação. Eles servem apenas para retirar células mortas.
- Se a pele apresenta problemas com acne, promova um tratamento básico para isso. Dessa forma serão evitadas cicatrizes futuras e consequentemente o aparecimento de manchas.
Pele Morena:
Mulheres morenas tem pele oleosa, resultado de um intenso trabalho das glândulas sebáceas. Estas glândulas produzem mais sebo ou gorduras, estimuladas por fatores externos, como o calor e fatores internos determinados pelos hormônios. Aqui, nota-se que tudo piora no período menstrual pois atividade hormonal está mais acelerada.
Entretanto, a oleosidade se exterioriza com mais evidência na chamada região T: testa, nariz e queixo, caracterizando o que chamamos de pele mista.
Cuidados:
- A falta de higienização da pele provoca o aparecimento de cravos e acnes o que requer uma limpeza mais profunda da pele. Mantenha a pele sempre limpa, mas não esfregue algodão ou gaze na pele no momento da limpeza, pois isso estimularia as glândulas sebáceas.
- Cuidado com os adstringentes muito alcoólicos, pois a retirada da oleosidade provoca as glândulas sebáceas para produzirem mais sebo.
- Nesse tipo de pele, ocorre uma situação que costuma incomodar muito as mulheres morenas, é a palidez e o tom um pouco amarelado da face. Uma dica interessante é evitar maquiagens amareladas e marrons.
- A esfoliação não pode ser excessiva para não provocar ferimentos na pele.
- Uso de proteção solar FPS 15
- Hidratação com produtos em forma de gel-creme.
Amei a matéria, me ajudou muito num curso de micropgmentačao q estou fazendo
Obrigada