Antioxidantes
Já nos referimos aos antioxidantes e escolhemos hoje recordar um pouco sobre duas vitaminas importantes tanto para uso interno quanto para uso externo. São as vitaminas A e E.
Vitamina A: Retinol – sua forma pura
Pertence à classe dos retinóides com alto poder antioxidante usados na cosmetologia e fazendo parte de uma gama de produtos nesta área.
Nos estudos realizados foram comprovados vários efeitos da vitamina A no combate aos sinais do envelhecimento, seja atuando como antioxidante dos radicais livres, seja na capacidade regeneradora de nossa pele, principalmente na retenção de água.
Nas peles mais envelhecidas ela protege contra o ressecamento, fornecendo os lipídios necessários para não deixar a epiderme descamar mostrando aquele aspecto “quebradiço”. Isso ocorre porque sendo a vitamina A de caráter oleoso ela se adequa às camadas da epiderme normalizando o processo da queratinização, inclusive reduzindo a descamação do couro cabeludo.
Pesquisas mostraram que o mecanismo de ação do retinol está ligado a um produto do seu metabolismo, o ácido trans-retinóico. Este se liga a receptores no núcleo da célula e interage com determinadas sequências do DNA, regulando a produção de determinadas proteínas e enzimas, postergando o processo do envelhecimento cutâneo. Quimicamente o ácido trans-retinóico, daí a sua ação antioxidante.
bu
As formas mais comuns utilizadas na cosmetologia são o retinol, palmitato de retinila e na cosmiatria, temos o ácido retinóico a isotretinoína. Estas formas de apresentação são regulamentadas sanitariamente por portarias restritivas da ANVISA.
Vitamina E:
A vitamina E é constituída, na verdade, por oito diferentes moléculas, quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis, como mostrado abaixo, sendo que as estruturas α, β, γ ou δ são determinadas de acordo com a posição do grupamento metila (CH3).
bue
Utilizada na cosmetologia, tem ação lubrificante, hidratante, estimulante do colágeno e regeneradora da pele castigada por ações do tempo, da radiação solar, poluição e o chamado estresse oxidativo, principalmente por proteger membranas contra a lipoperoxidação.
Tem fácil absorção pela pele, devido ao seu caráter oleoso em relação as camadas lipídicas da epiderme. Por sua ação antioxidante, além de fazer parte efetiva dos produtos cosméticos, ela também entra em suas composições com efeito puramente antioxidante da formulação em concentrações baixas.
A vitamina E é muito utilizada em produtos solares pois junto com a vitamina A minimiza os efeitos das radiações solares.
Também está presente em cremes para assaduras de bebês, pós-barbas e hidratantes para mãos e pés em virtude de suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e cicatrizantes.
Vejam uma formulação simples e que dá excelente resultado para a pele:
Vitamina A ——————0,5%
Vitamina E ——————-2,0%
D-pantenol ——————–2,0%
Aloe vera ———————-5,0%
Creme qsp ———————60g
Complementação interna:
Vitamina A ——————5.000UI
Vitamina E———————400U
Vitamina C———————500mg
60 cápsulas – tomar uma cápsula 1xdia
Aguarde novas formulações cosméticas no nosso próximo formulário.
0 comentários