Antes de começar a ler este texto, faça um teste rápido: puxe a pele das suas mãos e observe. Ela voltou ao normal rapidamente ou demorou um pouco?

Se a sua pele levou um tempinho para voltar ao normal, esse pode ser um sinal de que você não está cuidando das suas mãos tão bem quanto deveria. Peles de mãos hidratadas e elásticas voltam ao normal facilmente nesse teste.

Não se desespere, é comum que deixemos de lado o cuidado com as mãos na nossa rotina de beleza. Mas esse hábito vai mudar a partir de hoje, certo?

Então, vamos saber neste artigo como cuidar da saúde das suas mãos diariamente, acompanhe!

Por que cuidar da saúde das mãos?

A pele das mãos possui algumas características que tornam os seus cuidados tão indispensáveis quanto o rosto ou qualquer outra parte do corpo. Isso porque a mão tem uma pele bem mais delicada e fina em comparação com outras regiões, por ter menos colágeno (que ajuda a manter a elasticidade) e menos glândulas sebáceas (que auxiliam na hidratação natural). Sendo assim, é um local que envelhece mais rápido e que tem uma tendência maior ao ressecamento.

Além disso, por ser uma parte do corpo que fica constantemente descoberta e exposta, tanto aos raios solares, à poluição do ar, quanto aos produtos agressivos que usamos em atividades simples da rotina, como lavar louça, devemos ter um cuidado especial. Todos esses fatores influenciam diretamente no aspecto das mãos, na sua maciez e uniformidade.

Como cuidar das mãos diariamente?

Não basta somente aumentar a frequência com que cuida das suas mãos. Uma atenção e dedicação diária nessa atividade pode trazer resultados bem mais efetivos e manter o aspecto macio, viçoso e sem manchas das suas mãos.

Vamos conhecer algumas ótimas práticas?

Use o sabonete correto

O simples ato de lavar as mãos pode ser um dos fatores que está interferindo no seu aspecto saudável, por isso use o sabonete correto para a higienização durante a rotina.

Um produto inadequado para esse tipo de cuidado pode acabar removendo a oleosidade natural da pele e deixando as mãos ainda mais secas. Prefira sempre usar sabonetes com um maior potencial de hidratação, proteção e com componentes mais naturais, como mel, óleos, ceramidas, entre outros.

Uma boa dica também é usar sabonete líquido sempre que possível, pois costumam ser mais suaves que os sabonetes em barra.

Hidrate as suas mãos

Além do uso do sabonete correto, outra boa prática que pode evitar o ressecamento das suas mãos é usar um hidratante específico para a região diariamente.

Esse hábito vai ajudar a mantê-las com a oleosidade, elasticidade e maciez naturais, especialmente se você escolher produtos compostos por manteigas e óleos vegetais, que são altamente nutritivos. Esses hidratantes formam uma camada fina protetora nas suas mãos, o que ajuda a reter a umidade natural na pele.

Produtos à base de amêndoas, oliva e babosa também são uma ótima dica. E, claro, não se esqueça de beber muita água por dia, em média dois litros no mínimo.

Protetor solar nas mãos

Como dissemos, as mãos são uma das partes do nosso corpo que ficam mais expostas às radiações do sol e a sua espessura mais fina pede ainda mais atenção para isso.

Além de desacelerar o envelhecimento e o aparecimento de rugas, utilizar protetor solar nas mãos todos os dias também evita possíveis manchas.

No decorrer da sua rotina, é importante que reaplique o produto ao menos duas vezes, para garantir uma proteção mais efetiva e segura.

Cuidado ao manusear produtos químicos

Algumas tarefas do dia a dia podem ser extremamente prejudiciais para a saúde das nossas mãos, principalmente as atividades de casa.

Produtos de limpeza como sabão em pó, álcool e detergente, por serem compostos de substâncias químicas corrosivas, ressecam muito a pele e também aceleram o seu envelhecimento.

Por isso, sempre que for realizar tarefas que envolvam esses produtos, use luvas para proteger as suas mãos.

Variar o tipo de produto utilizado e preferir aqueles mais naturais, como os à base de bicarbonato de sódio e vinagre, também é uma boa dica.

Cremes para mãos

Além dos hidratantes específicos, usar outros cremes feitos especialmente para o cuidado com as mãos também é um hábito que você pode começar a incorporar no seu dia a dia.

Sempre busque incluir produtos que contenham princípios ativos que ajudem a manter a pele mais jovem, como vitamina C, devido a sua ação antioxidante e estimuladora da produção de colágeno.

Cada um desses cuidados, quando combinados e feitos com frequência, fazem grande diferença no aspecto e na saúde das suas mãos. Você notará os resultados.

Soluções fáceis e caseiras são muito mais práticas para aplicar no dia a dia em meio a tanta correria, certo?

Leia também: [Minicurso] Aprenda a combater acne com apenas 10 minutos do seu dia!