fbpx

Radicais Livres

Por RF

14 de fevereiro de 2017

O que são?

Radical livre 6

São quimicamente definidos como moléculas que apresentam vida livre e número incompleto de elétrons na última camada, tornando-as espécies químicas reativas. Devido ao fato de estabilidade química, esses radicais buscam associação com outras moléculas para manterem sua estabilidade. É um processo de múltiplas reações químicas ocorrendo dessa forma a formação de estruturas novas danosas ao nosso organismo. Decorre, claro, de nossos processos metabólicos rotineiros, como a respiração e a digestão.

Radicais livres 2

Interessante notar que no bojo da formação dos radicais livres, vimos como foco, o elemento essencial para a vida aeróbica: o Oxigênio.  

Vejamos os tipos de radicais livres:

Radicais livres 5

Superóxido (O²–)

Peróxido de hidrogênio (H²O²)

Radical Hidroxilo (OH-)

Oxigênio singlet (O²-)

Peróxidos lipídicos (COOH-)

Parecem estruturas estranhas, mas quando em excesso, são capazes de causar muitas doenças no nosso organismo.

 

Vejamos um exemplo de formação de radicais livres. Como dissemos, eles se formam a todo momento, nesse grande mar de reações químicas que é o nosso organismo.

Radicais livres 3

As conhecidas Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) podem ocorrer por fatores endógenos e exógenos tais como:

-Extensa lista de doenças degenerativa crônicas ou não, aqui citamos apenas alguns exemplos;

Radicais livres 4

– Envelhecimento e deterioração das funções biológicas;

– Poluição ambiental;

– Raios-X e radiação ultravioleta;

– Cigarro;

– Álcool;

– Resíduos de pesticidas;

– Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros);

– Estresse;

– Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras, etc).

Em nosso organismo os radicais livres podem combinar com o DNA, alterando seu código genético provocando uma multiplicação desordenada de células, gerando vários tipos de enfermidades e sobrecarregando o sistema imunológico. Entretanto, voltando mais para o foco da estética, os estudos demonstraram a ação danosa nos processos do envelhecimento. Sua ação sobre a membrana celular, denota uma desestruturação em seus componentes, prejudicando a síntese do colágeno, o aparecimento de rugas, flacidez e perda de elasticidade da pele.

E como combater esses vilões nesse processo?

Internamente, o próprio organismo já dispõe de mecanismos representados pelas enzimas protetoras, com ação antioxidante e externamente o uso também de antioxidantes vindos da própria alimentação ou ingestão de suplementos nutracêuticos. Na pele, iremos postar os mais importantes antioxidantes utilizados na cosmetologia atual e suas formulações.

Aguarde mais informações no próximo artigo.

Terezinha Maia – Farmacêutica Bioquímica

www.formulandobeleza.com.br

 

Você também pode gostar de…

Isolamento Social e Superação

Isolamento Social e Superação

Falar de Coronavírus é o que menos quero nesse momento. Entretanto, a consequência desse cenário se instalou com o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não faça da oleosidade da sua pele um cavalo de batalha. Ele tem benefícios para sua pele prevenindo o envelhecimento precoce. Mas você não precisa viver com esse problema. Você só precisa controlar esse desconforto para melhorar a acne e o aspecto de sua pele.

Nunca diga: “ eu não consigo” ao invés disso diga: “deve ter um jeito”.

Sabe, temos esse jeito para você. Tudo simples, tudo fácil.

Sente sua pele trincando, áspera, ressecada? Isso deve ser cuidado logo, pois a hidratação é fundamental para qualquer tipo de pele, mas no caso de pele seca ou normal, é um item que não deve ser esquecido diariamente, o envelhecimento chega mais rápido.

Mas, esse problema pode começar a desaparecer aqui…

Ninguém gosta. Não importa se você tem mais rugas ou menos rugas ou se já fez algo para deixá-las mais suaves. Elas marcam sua história, mas você pode melhorar essas marcas.

O que importa para sua pele não é o que você consegue fazer por ela, mas em que ela pode se tornar com o que você faz nela.

Temos uma solução para ajudar você a bloquear a ação do tempo sobre sua pele.

Muita gente não se lembra dos pés, a não ser quando eles apresentam algum problema no movimento ou com a micose nas unhas. Não esperem eles gritarem por socorro. Existem cuidados para esses problemas e para deixá-los m ais bonitos. Junto com esses cuidados você cuida também dos cotovelos e dos joelhos.

Quer conhecer esse caminho? Veja o que temos para você…

Quando somos livres interiormente nada do que está por fora pode nos aprisionar. Não deixe que o melasma aprisione você. Livre-se dele! Você é livre, sua pele pode ficar livre dessas manchas com nosso método totalmente testado. É uma jornada fácil de seguir. Estamos com você nessa estrada.

E-book: Melasma , Primeiros passos para o controle

Melasma com Prazo de Validade