fbpx

Por que as rugas aparecem?

Por Formulando Beleza

11 de outubro de 2018

A pele normal e saudável tem uma epiderme suave com uma camada firme, que atua como uma boa barreira à água e a danos ambientais. A cor e o tom da pele são uniformes e sem defeitos.

Componentes como o colágeno, que dá firmeza à pele; a elastina, que fornece a elasticidade da pele; e glicosaminoglicano, que mantêm a pele hidratada, são abundantes.

Uma curiosidade é que, ao microscópio, a biópsia de uma ruga não exibe sinais que a revelem como uma ruga em si. Então, o que faz com que a pele pareça enrugada?

A seguir, veremos como acontece e os tipos de rugas que são formadas.

O que são as rugas?

Rugas são as linhas finas de expressão, vincos e linhas de fadiga vistas na pele causadas por vários motivos. Enquanto as pessoas tendem a ter rugas na pele à medida que envelhecem, elas também podem desenvolver rugas na pele devido a fatores ambientais e médicos.

As rugas são classificadas em duas categorias principais: linhas finas de superfície da pele e sulcos profundos. As áreas mais comuns no rosto onde aparecem rugas, incluem: a testa, sobrancelhas, pescoço e perto dos lábios.

O que é envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele?

O envelhecimento intrínseco é o processo natural de envelhecimento que ocorre ao longo dos anos, independentemente das influências externas. Após a idade de 20 anos, uma pessoa produz cerca de 1% menos colágeno na pele a cada ano.

Como resultado, a pele fica mais fina e mais frágil com a idade. Há também um funcionamento diminuído das glândulas sudoríparas e oleosas e menos produção de elastina. A formação de rugas como resultado do envelhecimento intrínseco é inevitável, mas sempre será pequena.

O envelhecimento extrínseco ocorre em adição ao envelhecimento intrínseco como resultado do dano solar e ambiental, uso de tabaco e exposição à poluição, por exemplo. O envelhecimento extrínseco apresenta-se como um engrossamento da pele, alterações pré-cancerosas, lesões, câncer de pele, formação de sardas e manchas solares e perda exagerada de colágeno e de elastina.

Sozinhos ou em conjunto, estes processos conferem à pele a aparência de rugosidade, tonalidade irregular, manchas escuras, pele fina e rugas profundas.

Quais são as causas mais comuns de rugas?

Veremos agora, alguns dos principais fatores causadores de rugas na pele. Prevenir-se contra eles é uma boa opção para retardar o seu aparecimento. Vejamos:

Exposição ao sol

Os raios UVA e UVB nocivos do sol penetram na pele e causam danos. Como os raios solares podem desidratar a pele e queimar as células da pele, isso acelera o processo de envelhecimento da pele desenvolvendo as rugas.

A maioria das rugas, portanto, aparece nas partes do corpo que recebem mais exposição solar. Assim, nossa pele facial tem a tendência de desenvolver o máximo de rugas por causa do dano solar.

Falta de colágeno

À medida que envelhecemos, nossa pele perde seu colágeno e elastina. Assim, torna-se mais desidratada e perde sua elasticidade. Isso faz com que linhas finas apareçam em seu rosto, pescoço e perto dos olhos.

Expressão facial

Além de vários fatores ambientais e genéticos, existem muitos outros fatores que podem causar rugas. Expressões faciais podem contrair os músculos e aumentar a aparência de linhas finas em sua pele. A aparência dos sulcos é também resultado da expressão facial demasiadamente forçada.

O processo que conduz ao aparecimento das rugas é natural. Porém, a boa notícia é que você pode atrasar esse aparecimento em alguns anos e, assim, curtir a pele firme e saudável por mais tempo.

Não deixe de conferir também nosso artigo sobre como prevenir e tratar rugas e linhas de expressão.

Se você quer saber como conquistar uma pele mais jovem, baixe o nosso e-book “Máscaras cosméticas: faça você mesmo” e aprenda algumas técnicas caseiras excelentes para cuidar da pele!

Você também pode gostar de…

Ano Novo

Vamos pensar em renovação? Afinal esse não foi nada fácil! Para não falar de tantas coisas que mudaram nossas vidas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não faça da oleosidade da sua pele um cavalo de batalha. Ele tem benefícios para sua pele prevenindo o envelhecimento precoce. Mas você não precisa viver com esse problema. Você só precisa controlar esse desconforto para melhorar a acne e o aspecto de sua pele.

Nunca diga: “ eu não consigo” ao invés disso diga: “deve ter um jeito”.

Sabe, temos esse jeito para você. Tudo simples, tudo fácil.

Sente sua pele trincando, áspera, ressecada? Isso deve ser cuidado logo, pois a hidratação é fundamental para qualquer tipo de pele, mas no caso de pele seca ou normal, é um item que não deve ser esquecido diariamente, o envelhecimento chega mais rápido.

Mas, esse problema pode começar a desaparecer aqui…

Ninguém gosta. Não importa se você tem mais rugas ou menos rugas ou se já fez algo para deixá-las mais suaves. Elas marcam sua história, mas você pode melhorar essas marcas.

O que importa para sua pele não é o que você consegue fazer por ela, mas em que ela pode se tornar com o que você faz nela.

Temos uma solução para ajudar você a bloquear a ação do tempo sobre sua pele.

Muita gente não se lembra dos pés, a não ser quando eles apresentam algum problema no movimento ou com a micose nas unhas. Não esperem eles gritarem por socorro. Existem cuidados para esses problemas e para deixá-los m ais bonitos. Junto com esses cuidados você cuida também dos cotovelos e dos joelhos.

Quer conhecer esse caminho? Veja o que temos para você…

Quando somos livres interiormente nada do que está por fora pode nos aprisionar. Não deixe que o melasma aprisione você. Livre-se dele! Você é livre, sua pele pode ficar livre dessas manchas com nosso método totalmente testado. É uma jornada fácil de seguir. Estamos com você nessa estrada.

E-book: Melasma , Primeiros passos para o controle

Melasma com Prazo de Validade