Rugas e linhas de expressão são sinais do envelhecimento natural da pele. Algumas pessoas poderiam dizer que devem ser encarados com orgulho diante da experiência de vida. No entanto, a maior parte delas busca combater esses sinais a fim de preservar uma aparência jovem por mais tempo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para tratar da prevenção e da redução das rugas e das linhas de expressão. Confira todos os detalhes!

Entendendo rugas e linhas de expressão

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o aparecimento de rugas ao longo da idade se deve, em parte, pelas nossas expressões naturais do rosto.

Os famosos “pés de galinha”, ou os chamados “bigodes de chinês”, surgem com o tempo pelo simples fato de sorrir, ou de franzir a testa em certas situações.

Mas não se preocupe, não vamos sugerir que controle o sorriso ou suas expressões faciais. Ao sorrir movimentamos, ao mesmo tempo, vários músculos da face, algo que faz muito bem à saúde.

As principais causas das rugas e linhas de expressão — e com as quais podemos intervir — estão relacionadas ao envelhecimento natural da pele e a outros fatores como a perda de colágeno, a exposição solar, estresse, poluição, tabagismo, má alimentação e consumo excessivo de açúcar.

O objetivo deste artigo é indicar como podemos minimizar ou até mesmo evitar casos de rugas expressivas ou linhas de expressão fortes. Vamos lá!

Cremes e outros produtos específicos

O uso de alguns produtos de cuidado da pele que estão disponíveis no mercado e que trabalham na redução da aparência das linhas de expressão facial, também é benéfico no combate às rugas.

Há uma série de soluções, cremes faciais, cremes antienvelhecimento e assim por diante, que se destinam a dar ao rosto uma aparência mais esculpida, mais jovem e mais completa, sem a necessidade de qualquer procedimento ou métodos invasivos.

Embora os resultados demorem a aparecer, ler atentamente a lista de ingredientes quando estiver comprando um produto para a pele ajudará a identificar o produto certo. E, claro, faça desse cuidado uma rotina diária, sem interrupções.

Hidrate-se bem

Os reflexos de uma má hidratação são muito perceptíveis na pele, inclusive quando se trata do aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Isso se deve porque a ingestão de uma boa quantidade de água todos os dias deixa a pele da face mais hidratada e firme, eliminando também toxinas. Os benefícios de uma boa hidratação são inúmeros.

O ideal é fazer disso uma rotina. Por isso, o recomendado é beber em torno de um litro e meio de água diariamente. E, quando perceber, já terá se tornado um hábito com o passar do tempo, por mais simples que seja.

Além disso, produtos específicos para hidratação do rosto também ajudam a melhorar o aspecto da pele e prevenir futuros problemas.

Protetor solar

Sempre há a velha frase que nos lembra do uso do protetor solar. Isso acontece porque realmente é de extrema importância essa proteção da pele contra os raios solares nocivos a ela.

Por um lado, a exposição ao sol é essencial para a produção de vitamina D pelo corpo, aumentando os níveis de cálcio no organismo e protegendo de algumas doenças. No entanto, por outro lado, o sol em excesso pode provocar queimaduras, o envelhecimento precoce — por meio de rugas e manchas, e até um câncer de pele.

Por isso, o protetor solar deve ser usado diariamente e desde a infância. Dessa forma, os efeitos do sol na pele não serão vistos tão cedo no rosto de cada um.

Exercícios faciais

Outra maneira de combater rugas e linhas de expressão são pelos exercícios faciais. Ao longo do tempo a musculatura do rosto vai perdendo seu tônus igual aos músculos do corpo. Ao ignorar isso, realizando atividade física somente para o corpo, os músculos do rosto vão perdendo colágeno e se tornando flácidos, dando origem aos sulcos das linhas de expressão.

Converse com seu dermatologista sobre alguns exercícios faciais simples e rápidos de fazer. Colocá-los em prática no dia a dia pode parecer difícil no início, no entanto, em pouquíssimo tempo, isso será tão habitual e simples como escovar os dentes.

Cuidados como esses adquiridos ao longo dos dias farão a diferença entre um rosto mais firme e jovem e uma pele tomada de rugas e linhas de expressão. Lembrando que quanto antes iniciar os cuidados, mais e melhores resultados serão vistos.

Se você gostou desse assunto e quer saber como conquistar uma pele bem cuidada, baixe o nosso ebook “Máscaras cosméticas: faça você mesmo” e tenha em mãos um guia excelente para cuidar da pele!