A pele seca é uma condição cutânea muito comum caracterizada pela falta da quantidade adequada de água na camada mais superficial da pele, a epiderme. Enquanto a pele seca tende a afetar homens e mulheres igualmente, indivíduos mais velhos são tipicamente mais propensos a secar a pele.

A pele em idosos tende a ter quantidades reduzidas de óleos e lubrificantes naturais da pele. Áreas como braços, mãos e, particularmente, as pernas tendem a ser mais afetadas pela pele seca.

Fatores ambientais, como umidade e temperatura, têm um efeito profundo na quantidade de água retida na pele. Por exemplo, ar seco e frio quando aquecido por um forno produzirá pele seca evaporando a umidade na pele.

A lavagem e higienização frequentes das mãos também causam evaporação e ressecamento. Ainda, a pele seca pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, bem como um dos sinais de certas doenças de pele. Por isso, este artigo mostrará algumas causas da pele seca e como se prevenir a ela.

Causas para a pele seca

Não há uma causa única de pele seca. Elas podem ser classificadas como externas e internas. Fatores externos são a causa mais comum, as mais fáceis de resolver e incluem temperaturas frias e de baixa umidade, especialmente durante o inverno.

Já os fatores internos incluem a saúde em geral: idade, genética, história familiar e história pessoal de outras condições médicas, como casos com dermatite (reação alérgica da pele). Em particular, aqueles com doenças da tireóide são mais propensos a desenvolver a pele seca.

Alguns fatores externos que causam pele seca:

  • Lavagem excessiva com sabonetes agressivos;
  • Uso excessivo de adstringentes (produto dermatológico para limpeza de pele) a base de álcool;
  • Temperatura fria;
  • Baixa umidade.

Embora o banho e o lavar o rosto acrescente água à pele, é a evaporação dessa água após a conclusão da imersão que resulta na pele seca. A pele que se sente muito repuxada após o banho pode indicar excesso de remoção de água e óleos naturais da pele.

Um dos fatores mais comuns que causam a pele seca é a aplicação frequente de sabonetes ou outros tipos de produtos de limpeza agressivos. O tipo de sabão pode ter um grande impacto na pele seca.

O sabão é um emulsificante que remove óleos da pele. Quanto mais a pele é esfregada com sabão, mais óleo é removido, resultando em pele mais seca. O uso excessivo de sabonetes pode piorar a pele seca.

Cuidados com a pele seca

O plano de tratamento recomendado pelo seu médico dependerá da causa da sua pele seca.

Em alguns casos, ele pode encaminhá-lo para um especialista em pele ou dermatologista. Juntamente com remédios de estilo de vida, eles podem recomendar prescrições de pomadas, cremes ou loções para tratar seus sintomas.

Mudanças no estilo de vida

Mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a prevenir e aliviar a pele seca. Tente:

  • Evitar usar água quente para tomar banho e lavar o rosto;
  • Manter seu tempo de banho a menos de 10 minutos;
  • Usar um sabonete hidratante para o banho e para o rosto;
  • Aplicar hidratante imediatamente após tomar banho;
  • Usar um umidificador em sua casa;
  • Beber muita água.

Também é importante escolher o tipo certo de hidratante para o seu tipo de pele. Converse com seu dermatologista sobre alguns hidrantes para sua pele. De acordo com o diagnóstico que ele der é possível encontrar ótimos produtos para manter a pele hidratada e macia.

Depois, você pode considerar mudar para uma loção à base de água mais leve durante os meses de verão, se a sua pele estiver melhor. Loções que contêm óleo de uva e antioxidantes também podem ajudar a reter a água em sua pele.

Para aprender mais sobre como cuidar da sua pele, baixe o nosso ebook “Máscaras cosméticas: faça você mesmo” e tenha em mãos um excelente guia para o seu dia a dia!