O envelhecimento é um processo natural do nosso corpo e provoca algumas alterações significativas na nossa pele. Rugas e linhas de expressão, manchas provocadas pelo sol e a flacidez são algumas das mudanças que surgem com a idade.

Com o tempo, a pele também perde líquidos e glândulas que são responsáveis por produzir a oleosidade natural. Assim, a pele fica cada vez menos hidratada e mais ressecada.

Se você percebeu que esse processo está acontecendo com você, fique tranquilo. Neste artigo você entenderá melhor por que a sua pele está ficando mais seca com o tempo  e o que pode ser feito!

Quais as mudanças que a idade causa na pele?

Durante toda a nossa vida a pele sofre alterações significativas, em uma espécie de ciclo diretamente relacionado com os nossos hormônios.

Quando crianças, a nossa pele tem um aspecto mais sensível e tende a ser mais desidratada. Já na adolescência acontece o oposto: a pele produz mais óleo, devido às intensas alterações hormonais típicas dessa idade.

Com o passar dos anos, a nossa pele vai ficando cada vez mais fina, com menos gordura e suavidade como era antes, em uma fase de estabilização hormonal.

Além disso, toda a rotina e as vivências acumuladas durante a vida refletem no aspecto da pele mais madura: a alimentação, a exposição solar e o bronzeamento excessivos resultam nas rugas, manchas de idade e, principalmente, no ressecamento da pele.

Por que o envelhecimento deixa a pele mais seca?

Quanto mais madura a pele mais ela tende a estar ressecada. Isso acontece devido à redução na produção de óleos e lubrificantes naturais com o passar do tempo.

Essa desidratação gradual começa geralmente aos 25 anos, com a redução das glândulas sebáceas e sudoríparas. Essas glândulas são as responsáveis por produzir sebo e óleo para a pele, deixando-a hidratada naturalmente. Sem o seu funcionamento ativo, a nossa pele fica cada vez mais ressecada.

Além disso, outro fator que explica o porquê a nossa pele fica mais seca com o envelhecimento são os maus hábitos que acumulamos durante toda a vida e que prejudicam a nossa pele. Tomar banhos quentes todos os dias, o excesso no uso de sabonetes no rosto, desodorantes e perfumes são alguns exemplos para esse caso.

Lembra que a perda de gordura é uma das principais mudanças que a idade causa na pele? Pois esse também é um dos fatores que geram o seu ressecamento, já que a diminuição da camada de gordura reduz a sua proteção e faz com que a nossa pele perca mais umidade do que o usual.

Menopausa

Outra questão que atinge em especial as mulheres e está diretamente relacionada com o ressecamento da pele é a menopausa.

Nessa fase, elas passam por outra alteração hormonal: a queda do hormônio estradiol, que é muito importante para a hidratação da pele feminina. Além disso, a menopausa também prejudica a produção de colágeno e elastina, o que acaba resultando na flacidez e na formação de marcas de expressão e rugas mais profundas.

Entenda mais sobre Por que as rugas aparecem?

De qualquer forma, uma boa forma de prevenir e tratar o ressecamento em  qualquer idade é investir na hidratação da sua pele, tanto com a ingestão de líquidos quanto com o uso de cremes e de produtos específicos e personalizados, como as fórmulas manipuladas.

Para facilitar o seu dia a dia, preparamos um ebook que pode te ajudar nisso. Baixe agora mesmo o material gratuito Cosmética natural: faça você mesmo, receitas e dicas da cosmética caseira e conheça fórmulas simples para fazer na sua própria casa!