Quando vamos a uma consulta para tratamentos estéticos ou de pele, seja com um esteticista ou dermatologista, é comum sairmos do consultório com uma lista de produtos para comprar. Tais produtos podem ser tanto industrializados como manipulados.

Você sabe a diferença entre produto manipulado e industrializado? Caso tenha as duas opções, você sabe qual escolher? Acompanhe o artigo e retire suas dúvidas!

Produto manipulado x produto industrializado

Antes de tudo, saiba que o produto manipulado é igualmente eficaz, assim como o produto industrializado, pois ambos possuem o mesmo princípio ativo.

Então, não há por que ter receio em usar fórmulas manipuladas, certo? Se você ainda tem algum medo ou resistência a produtos manipulados, a criadora da Formulando Beleza tem uma mensagem para você:

Mesmo sendo igualmente efetivos, a principal diferença entre o produto manipulado e o industrializado é a forma de fabricação e a concentração dos componentes da fórmula.

O produto industrializado é fabricado em grandes quantidades por vez, com máquinas específicas e fórmulas já definidas. Por outro lado, os itens manipulados são únicos e, por isso, são feitos manualmente e adaptados para cada pessoa, de acordo com a prescrição de um profissional.

Já com relação aos componentes da fórmula, o produto manipulado permite uma maior flexibilidade, podendo ter uma maior concentração que o produto industrializado — mas tudo de acordo com a legislação sanitária.

Preço

Sabemos que um dos critérios fundamentais de todo consumidor para adquirir algo é o preço, certo? Até na hora de comprar algum medicamento costumamos pesquisar bem os preços em diversos locais antes de decidir comprá-lo.

Aqui está outra grande diferença entre produtos manipulados e industrializados: em geral, os itens manipulados são mais acessíveis e, para ter uma ideia, podem ser até 50% mais baratos que os produtos industrializados, a depender da fórmula prescrita.

Validade

Uma outra questão a se considerar antes de decidir qual tipo de produto comprar é o prazo de validade.

Produtos industrializados costumam ter uma validade mais extensa que produtos manipulados, pois têm uma estabilidade maior no processo de fabricação, por ter uma linha de produção definida.

Mesmo assim, ao analisar bem e colocar os prós e contras na balança, os produtos manipulados podem surpreender ainda mais e acabar tendo um melhor custo-benefício.

Quer conhecer as vantagens do produto manipulado? Confira abaixo.

Vale a pena investir no produto manipulado?

Caso tenha recebido uma fórmula manipulada para o seu tratamento, tenha certeza de que ela trará resultados satisfatórios e talvez até melhores que os produtos industrializados.

A fórmula manipulada é totalmente personalizada para o seu caso, formando um produto único e feito sob medida, com a quantidade exata necessária para o seu tratamento. Isso ajuda a evitar desperdícios e gastos desnecessários.

Outra vantagem é que, com as possibilidades de manipulação, também é possível gerar um produto no formato ideal, de acordo com o contexto ou preferência de cada paciente. Então, pode-se produzir cápsulas, partilhas, uma pomada, creme ou gel, entre outros.

É muito comum, também, que algumas pessoas necessitem utilizar vários produtos ao mesmo tempo, cada um para um problema diferente. Se você quer tratar rugas, desidratação e manchas de pele ao mesmo tempo, por exemplo, terá que usar um produto para cada necessidade e aplicá-los separadamente.

Com as fórmulas manipuladas, o profissional consegue agregar vários princípios ativos no mesmo produto, para que trate ao mesmo tempo e de forma mais simples todos esses problemas. Legal, não é?

Se você tiver alguma alergia ou intolerância a algum componente, com a manipulação das fórmulas também é possível adaptar o produto para o seu caso, evitando ao máximo efeitos colaterais.

Agora que já conhece bem a diferença entre produtos manipulados e industrializados, ficou muito mais fácil decidir qual utilizar no seu tratamento, certo?

Mas não se esqueça: a avaliação profissional é muito importante, independente do tipo do produto prescrito. Por isso, não deixe de consultar!

Está sempre pesquisando sobre assuntos relacionados à estética e beleza? O que acha de um ebook com fórmulas de máscaras naturais exclusivas? Baixe agora mesmo Máscaras Cosméticas: faça você mesmo.