Você já pensou que os seus pés são a base de toda a sua rotina?

Andando pra lá e pra cá, caminhando de cima a baixo, faça chuva ou faça sol, os nossos pés nos acompanham aonde formos. E, mesmo sendo tão importantes no nosso dia a dia, costumamos deixar de lado a saúde dos nossos pés.

Saiba que se preocupar com seus pés é tão importante quanto cuidar do rosto e cabelos, para mantê-los em perfeito estado e evitar quaisquer problemas ou complicações na sua vida.

Vamos conhecer juntos como cuidar bem dos seus pés? Continue lendo este artigo.

Qual a importância de cuidar dos pés?

Em todo o nosso dia a dia, os nossos pés são o principal meio responsável pela nossa locomoção e pelo equilíbrio natural do nosso corpo. Se você não cuidar corretamente da saúde dos seus pés alguns problemas podem surgir e acabar interferindo na sua vida.

O descaso com a região pode deixá-la mais seca, resultar em unhas encravadas, calos, além de bactérias e fungos em muitos casos. Infecções e doenças mais graves também podem acabar surgindo, como fascite plantar, sesamoidite e neuropatia.

E atenção: se você tem algum problema de circulação ou diabetes, o cuidado deve ser redobrado. A falta de circulação nos pés pode causar ainda mais incômodos, como sensação de formigamento, câimbra e dormência mais constantes, além de alteração na cor da pele e das unhas.

No geral, quando surge algum desses problemas, o indicado é procurar um podólogo para entender melhor cada caso e tratar a questão da melhor maneira. De qualquer forma, alguns cuidados básicos podem te ajudar a manter a saúde dos seus pés em dia! Confira abaixo.

Cuidados que você deve ter com os seus pés

A principal ação que você deve fazer para cuidar bem dos seus pés é uma boa higienização. Em comparação com outras partes do corpo, os seus pés possuem uma maior tendência ao suor e à sujeira ao longo do dia. Por isso, sempre que for tomar banho, lave bem a região e opte por usar água morna a quente, para ajudar a tirar o odor, limpar a sujeira e eliminar bactérias. E não se esqueça das regiões entre os dedos, que costumam acumular ainda mais sujeira.

Depois do banho, é muito importante que seque bem a região com a toalha, para evitar a proliferação de fungos. Além de uma higiene adequada, outros cuidados também são muito importantes para que você cuide bem dos seus pés. Acompanhe abaixo!

Hidrate bem

Para evitar o ressecamento natural da região, passe a hidratar diariamente os seus pés. Antes de sair de casa ou dormir, por exemplo, você pode passar cremes, loções e até vaselina para manter os seus pés suaves, macios e hidratados.

Mas atenção ao excesso! Investir na hidratação em grandes quantidades pode fazer com que a pele demore mais a absorver o produto e desenvolva fungos.

Faça massagens

Uma boa dica também é aproveitar os hidratantes para massagear a região. Juntando as duas ações você irá proporcionar um momento de relaxamento para si e ainda colaborar com muitos benefícios para a saúde dos seus pés.

A principal vantagem da massagem é que ela ativa a circulação e você mesmo pode fazê-la. Basta separar 5 minutos do seu dia e massageá-los bem.

Cuide bem das unhas

Um aspecto dos seus pés que merece uma atenção especial são as unhas. É muito fácil que, no dia a dia, esse local acumule sujeiras e bactérias. Por isso, sempre limpe as suas unhas adequadamente e procure cortá-las frequentemente para mantê-las fortes e saudáveis.

A forma de cortar também é relevante, pois se feita inadequadamente pode fazer com que as unhas fiquem encravadas. O recomendado é que você as mantenha em formato mais quadrado e evite cortá-las muito curtas, pois isso pode causar machucados, sangramento e até infecção.

Use sapatos confortáveis

Por último, a melhor dica para que você possa cuidar bem dos seus pés é usar sapatos confortáveis. Acredite, eles vão agradecer por isso.

Usar um sapato que o deixe incomodado no dia a dia pode favorecer o aparecimento de calos, unhas encravadas e até machucados. Então, aqui o conforto deve ser sempre a prioridade!

O recomendado é que você escolha calçados que acomodem bem os seus pés e que não apertem os dedos. Além disso, sempre que puder, deixe os pés mais livres, use sapatos abertos e sandálias, para que eles possam respirar um pouco em meio à rotina corrida.

Se você pratica alguma atividade física ou esporte, também é importante que use o calçado adequado. Tênis esportivos costumam se encaixar bem nesses casos, pois dão apoio e o amortecimento ideal para realizar essas ações.

Viu só? Cuidar dos seus pés pode ser bem mais simples do que imagina e colaborar ainda mais para que consiga passar pela sua rotina sem problemas.