O passo mais importante no cuidado de sua pele começa quando se entende o seu tipo de pele específico. Sua pele é o maior órgão do seu corpo, complexo quanto seu coração, seu fígado, seus pulmões e outros órgãos vitais.

A pele de cada pessoa é única, porém existem as características comuns para cada tipo de pele: oleosa, mista, seca e normal. Nossa missão é ajudar na identificação do seu tipo de pele para um melhor cuidado. Vamos lá?

Conhecendo seu tipo de pele

Limpe seu rosto com um sabonete neutro e seque delicadamente. Deixe a pele limpa e não aplique hidratante. Após 30 minutos, examine suas bochechas, queixo, nariz e testa para e verifique se há um pouco ou muito brilho.

Após mais 30 minutos, avalie se a sua pele está ressecada, especialmente se você sorrir ou fizer qualquer outra expressão facial. Se a sua pele fica repuxando, ela está provavelmente seca.

Se houver brilho perceptível em seu nariz e testa, sua pele provavelmente é mista. Se houver brilho em suas bochechas, além de sua testa e nariz, você provavelmente tem uma pele oleosa.

Pele seca

A pele seca pode ficar repuxando ao longo do dia e pode apresentar descamação perceptível. De modo geral, ela vem de fator genético ou é conquistada devido a fatores ambientais, estilo de vida e dieta ou mudanças hormonais.

A desidratação também é uma das principais causas da secura da pele, por isso beber bastante água e evitar diuréticos como o álcool e a cafeína podem fazer uma diferença significativa na forma como a sua pele se sente e fica.

A esfoliação diária com ingredientes suaves e não abrasivos ajuda a promover a renovação das células da pele sem remover os óleos naturais da pele. Os melhores hidratantes para a pele seca são aqueles que contêm ácido hialurônico, glicerina e ativos marinhos como algas, devido à sua capacidade de atrair água depositando diretamente às células da pele.

Pele normal ou mista

Pessoas com pele normal ou mista frequentemente experimentam ressecamento nas bochechas, fazendo com que seja importante encontrar um hidratante que não seja muito pesado, mas que seja substancial o suficiente para reter a umidade onde for mais necessário.

Esfoliação suave e diária também é importante para manter as áreas da zona e da bochecha limpas e renovadas. Hidratantes com uma textura semelhante a gel são absorvidos mais rapidamente e menos propensos a causar oleosidade. Comece com uma pequena quantidade e aumente conforme necessário para evitar carregar a pele.

Pele oleosa

O excesso de oleosidade muitas vezes pode deixar poros entupidos. A boa notícia, porém, é que a pele oleosa tende a parecer mais jovem e a possuir mais elasticidade. Ela possui mais umidade natural e é menos propensa a rugas.

A esfoliação diária é essencial para promover a renovação celular e prevenir o acúmulo de sebo nos poros. Um esfoliante suave, sem abrasivos também é útil para equilibrar o tom e a textura de sua pele. Aqueles que possuem espinhas, no entanto, devem evitar a esfoliação para não agredir a pele.

As necessidades da nossa pele podem mudar com o tempo, sendo necessário um acompanhamento constante para seus cuidados.

Mantenha a saúde do seu tipo de pele fazendo um check up regularmente com um dermatologista. Isso a manterá equilibrada, bonita e saudável sempre.

Se você gostou desse assunto e quer saber como conquistar uma pele bem cuidada, baixe o nosso ebook Máscaras cosméticas: faça você mesmo e tenha em mãos um excelente guia para os seus cuidados diários.