Por mais que existam diferentes tipos de pele, também há como identificar pontos em comum em algumas delas e trabalhá-las em conjunto. É o caso das peles oleosas, acneicas e mistas: todos esses três tipos são caracterizados pela presença da oleosidade.

Pessoas que se encaixam em algum desses tipos de pele tentam a todo custo eliminar a oleosidade diariamente. É o seu caso?

Se sim, acompanhe este artigo e aprenda como cuidar corretamente de cada um desses tipos de pele para controlar a oleosidade de vez.

Vamos lá?

Quais as características das peles oleosa, acneica e mista?

Pele oleosa

O que define uma pele como oleosa é a sua produção de sebo em excesso em todo rosto. Com isso, a pele fica com um aspecto mais brilhoso e gorduroso, além de ter uma textura mais grossa que o normal. Se, por exemplo, você sai do banho e em cerca de 5 minutos seu rosto todo já está com um brilho de oleosidade, você, provavelmente, possui uma pele oleosa.

O problema é que, com a oleosidade em excesso, o sebo acaba acumulando mais facilmente no interior dos poros, o que faz com que eles fiquem naturalmente maiores, abertos e expostos na pele.

Pele oleosa: veja o que é mito e o que é verdade

Pele acneica

A pele acneica também é uma pele extremamente oleosa, mas com uma diferença: ela tem uma tendência maior para o desenvolvimento de acnes. É comum também que, nesse caso, as acnes não apareçam somente no rosto, mas em outras regiões do corpo, como costas e peito.

Nesse tipo de pele, a acne pode surgir em duas formas: os comedões (cravos pretos e brancos) ou na sua forma inflamatória (que são as famosas espinhas, vermelhas e, muitas vezes, doloridas).

Pele mista

Esse é o tipo mais comum de pele, sendo uma mistura das características de todas as outras. Aqui, a principal característica é a produção de sebo concentrada: a oleosidade está presente principalmente na zona T do rosto (testa, nariz e queixo).

Nessas regiões, a pele mista se assemelha à pele oleosa, com excesso de brilho, poros mais visíveis e um aspecto mais gorduroso.

Nas outras áreas, como bochechas e olhos, o aspecto pode ser parecido com o de peles normais e secas, variando de pessoa para pessoa e também de acordo com fatores externos (como sol, clima, presença de micropartículas do ar, etc).

Como cuidar desses três tipos de pele?

Agora que já sabe as principais características das peles oleosa, acneica e mista, fica muito mais fácil cuidar delas e manter a sua pele mais viçosa e saudável do jeito certo.

Separamos algumas dicas de como cuidar de cada uma delas. Confira abaixo.

 

  • Pele oleosa: engana-se quem acha que esse tipo de pele não precisa de hidratação. Se a sua preocupação for apenas em tirar a todo custo a oleosidade, o seu corpo entenderá que é necessário repor ela ainda mais, piorando a situação. Por isso, o ideal é fazer uma limpeza diária seguida de hidratação, para equilibrar, evitando produtos oleosos e dando preferência aos hidratantes em gel.
  • Pele acneica: o recomendado é lavá-la duas vezes ao dia com um sabonete específico para peles acneicas e evitar espremer ou cutucar as espinhas, para que não se formem manchas nem cicatrizes. Um detalhe que poucas pessoas sabem é que a pele acneica não deve ser esfoliada, pois isso pode agredi-la e piorar o aspecto. Também é importante evitar alimentos muito gordurosos.
  • Pele mista: como ela tem regiões com mais oleosidade e outras com menos, deve-se buscar o equilíbrio nos cuidados. Invista também na limpeza e na hidratação diária, evitando produtos voltados para resultados extremos — como cremes de hidratação intensificada ou limpeza profunda.

 

Para todos os tipos de pele, a proteção é um cuidado essencial. Mas, no caso das peles oleosa, acneica e mista, é necessário aplicar um protetor solar que seja oil free — para controlar a oleosidade excessiva, ok?

Agora, uma pergunta essencial: você está cansado de investir em tratamentos e produtos para eliminar a oleosidade e não alcançar os resultados que deseja?

A criadora da Formulando Beleza, Terezinha, preparou a solução certa para você. Inscreva-se agora mesmo no curso Pele Acneica, Oleosa e Mista, para ter acesso à fórmulas exclusivas e com resultados comprovados no tratamento desses três tipos de pele.

cta-curso-pele-acneica-oleosa-mista

Curso Pele Acneica, Oleosa e Mista