Em algum momento da vida todos ouvimos aquela famosa frase: “chocolate dá espinha”. Ela já foi tão repetida ao longo do tempo que se tornou quase uma verdade incontestável.

Mas e você, o que acha sobre isso? Chocolate dá ou não espinha? Há alguma explicação por trás?

Se quer tirar essa dúvida, continue lendo este artigo. Vamos esclarecer a questão e explicar qual a influência da alimentação no aparecimento da acne.

E já adianto uma coisa: você não precisará parar de comer chocolate, fique tranquilo.

E então, chocolate dá espinha?

Respondendo à dúvida, a relação entre chocolate e espinhas se resume, basicamente, ao excesso de consumo do alimento.

Com isso, o chocolate pode levar ao aparecimento das espinhas, principalmente para aqueles que já tiverem predisposição ao desenvolvimento da acne. Entender porque isso ocorre é muito simples. Veja!

Tudo é explicado pelo fato de que o chocolate tem um alto índice glicêmico. O que isso significa? Que ele possui muito açúcar e carboidrato em sua composição e, quando ingerido em excesso, acaba fazendo com que o nosso corpo produza insulina em altas quantidades (hormônio responsável por controlar a taxa de açúcar no sangue).

Essa presença de mais insulina acaba estimulando as glândulas sebáceas a produzir mais sebo, o que resulta em um grande desequilíbrio hormonal.

E sabemos que a alteração hormonal é um fator chave na produção de oleosidade em excesso e no aparecimento da acne, certo?

Para entender melhor sobre as causas do surgimento da acne, leia também: Espinha depois dos 30: quais as razões?

Além disso, outro motivo que faz o chocolate causas espinhas é que ele é um alimento muito gorduroso. Isso acaba sobrecarregando a produção de sebo das glândulas sebáceas.

Quer entender melhor como isso acontece? Neste vídeo, a criadora da Formulando Beleza, Terezinha, explica mais sobre os efeitos do chocolate para a saúde, clique e assista!

Mas calma, o chocolate também pode ser benéfico para a saúde da nossa pele. Ele é considerado um dos alimentos com maior ação antioxidante, pela presença de minerais como magnésio, potássio e cobre em sua composição.

Portanto, ele estimula a circulação sanguínea do rosto e ajuda a retardar o envelhecimento — uma carta na manga pra quem quer prevenir rugas, linhas de expressão e flacidez.

O segredo é degustar bombons, barras de chocolate, brigadeiro e ovos de Páscoa com moderação, sem exagerar nas quantidades, certo?

Qual a influência da alimentação no aparecimento da acne?

Você já ouviu falar que “você é o que você come”? Essa é uma outra falácia verdadeira, pois os alimentos influenciam — e muito — no nosso corpo, inclusive na nossa pele.

Assim como o chocolate, outras comidas também podem estimular a produção de óleo em excesso pelas glândulas sebáceas e favorecer o aparecimento da acne. Tudo pelos mesmos motivos do chocolate

Acompanhe comigo: a produção de sebo e oleosidade é uma forma da pele eliminar do corpo tudo aquilo que não é interessante ou útil para o organismo. Antes da pele, o fígado também faz esse trabalho, principalmente.

Porém, quando ingerimos alimentos muito gordurosos ou tóxicos exageradamente, o fígado não consegue fazer todo o trabalho sozinho. Assim, acaba sobrando para a pele lidar com toda essa quantidade em excesso e eliminar a gordura para fora do corpo, juntamente com o sebo.

Leia também:

Como acabar com cravos e espinhas?

Sendo assim, você deve evitar consumir em excesso alimentos como:

  • leites e seus derivados, pois possuem altas quantidades de hormônios;
  • comidas e sucos industrializadas;
  • frituras;
  • carnes muito gordurosas e comidas amanteigadas;
  • massas e pães;
  • doces no geral;
  • refrigerantes;
  • entre outros.

Agora, se você quiser aprender sobre quais os alimentos que você deve incluir na sua alimentação para controlar acne, inscreva-se agora mesmo no mini curso “Acne – 10 Minutos por Dia”.

Além disso, você também aprenderá de vez a tratar as suas espinhas com apenas poucos minutos do seu dia. Confira!

cta-minicurso-acne-10-minutos-por-dia

[Minicurso] Acne – 10 Minutos por Dia!