A vitamina C é a mais nova tendência nos cuidados da pele. Se você chegou a este artigo, com certeza já deve ter ouvido falar dela por aí, certo? Alguma amiga te indicou, você viu alguma blogueira ou famosa comentar que está usando… Todo mundo está falando disso.

Por isso, preparamos este artigo para te explicar melhor sobre esse composto. Você vai entender ao certo o porquê dela ser a mais nova tendência, os seus benefícios para a pele e como usar a vitamina C no seu dia a dia.

Continue lendo!

Quais os benefícios da vitamina C para a sua pele?

A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico*), naturalmente, não é produzida pelo nosso corpo, sendo necessário ingeri-la via oral (por cápsulas e alimentos ricos, como frutas cítricas e folhas) ou aplicá-la diretamente no rosto.

*não se preocupe, mesmo sendo um ácido ela é totalmente segura. Esse princípio ativo dificilmente causa alguma alergia ou ressecamento.

A questão é: a vitamina C oferece diversos benefícios para o corpo, especialmente, para a pele.

A cada dia mais ela é utilizada como princípio ativo em diversos cosméticos no mundo todo. Tudo para deixar a pele mais jovem, bonita e viçosa!

E lá vai o principal benefício: a vitamina C pode ser usada por todos os tipos de pele.

Como descobrir qual é o seu tipo de pele?

Conheça outras vantagens abaixo.

Reduz manchas

Ela ajuda a clarear a pele e reduzir manchas de sol, acne, sardas ou até mesmo melanoma.

Isso porque a vitamina C controla a produção de uma enzima chamada tirosinase, que é a responsável pela pigmentação desses tipos de marcas.

Resultado: uma pele mais uniforme e iluminada.

Minimiza rugas e linhas de expressão

A forte ação antioxidante da vitamina C ajuda — e muito — no controle de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Ela estimula a produção de colágeno e elastina a partir de substâncias como hidroxiprolina e a hidroxilisina, que são as responsáveis por conectar as moléculas ao produzir o colágeno.

Resultado: uma pele firme, com brilho e vida.

Controla radicais livres

Esse é um grande benefício da vitamina C para a sua pele, já que os radicais livres são moléculas instáveis que podem causar a morte de algumas células ou até mesmo uma ação irregular, como o aceleramento dos sinais do envelhecimento.

Em geral, os radicais livres podem ser estimulados pela exposição ao sol, cigarro, poluição, entre vários outros fatores.

E o uso da vitamina C no rosto ajuda a proteger a pele contra essas radiações e esses efeitos de agentes externos.

Resultado: menos sinais visíveis de envelhecimento precoce.

Ajuda a cicatrizar lesões de acne

A cicatrização lenta de feridas ou lesões na pele é um dos indicativos da falta de vitamina C no organismo. E isso também se aplica para as marcas e ferimentos causados por espinhas e acne.

Nisso, a vitamina C estimula a produção do tecido cicatricial e acelera o poder de cura do próprio organismo.

Vale lembrar, inclusive, que lesões de acne são uma das principais causas que levam ao surgimento de manchas difíceis de tirar na pele. Então, uma boa ajuda essa da vitamina c, concorda?

Resultado: menos espinhas doloridas ou machucadas.

Leia também:

Como os tratamentos caseiros podem ajudar a combater as espinhas?

Potencializa a ação de outros produtos

Além de oferecer benefícios por si só, a vitamina C também potencializa a ação de outros produtos que você aplica durante a sua rotina de pele, como o protetor solar.

Nesse caso, o princípio ativo estimula a proteção do filtro contra radiações solares UV e poluição.

Ou seja: resultados ainda mais efetivos para a sua pele como um todo!

Como usar a vitamina C no seu dia a dia? Dicas práticas!

Inserir a vitamina C na sua rotina diária de cuidados com a pele é muito simples.

A principal dica é investir em produtos que contém esse princípio ativo nas suas fórmulas, aplicando em média uma ou duas vezes ao dia (de manhã e/ou à noite, sempre com a pele devidamente limpa, ok?).

Mas, qual o melhor formato? Gel, creme? Bom, isso deve ser decidido de acordo com o tipo da sua pele. Para pele oleosa, o indicado é investir em uma textura de sérum. Já para pele seca ou mais sensível, é recomendado o uso de cremes.

E quantidades pequenas já são suficientes para o rosto. É só aplicar e espalhar bem que vai conseguir aproveitar os benefícios integralmente.

De vez em quando, também vale aplicar uma máscara à base de vitamina C. É só misturar o composto com linhaça e mel e passar diretamente na pele, deixando agir por em média 15 minutos.

Outra ótima dica é mandar manipular produtos com vitamina C. Isso permite que você coloque mais quantidades do composto na fórmula e aproveite os benefícios mais intensamente.

Porém, a composição sempre deve ser discutida com um profissional, certo?

Por enquanto, fique com algumas dicas de máscaras cosméticas que você pode realizar em sua própria casa para cuidar da sua pele. Clique aqui para acessar!