Tem pele seca ou pele normal? Ou, ainda, quer saber se você se encaixa nesses tipos de pele? Então, leia este artigo em que reunimos informações essenciais para esclarecer as suas dúvidas!

Não adianta investir em diversos cosméticos, seguir dicas de beleza e usar produtos para tratar acne, espinhas, rugas e linhas de expressão, por exemplo, se você não conhece bem as características da sua pele.

Afinal, cada pele é única e demanda cuidados específicos, para deixá-la ainda mais bonita e saudável!

Neste artigo, você saberá ao certo quais as características das peles normal e seca e aprenderá uma rotina de cuidados efetiva para aplicar no seu dia a dia!

Quais as características da pele normal e da pele seca?

Pele Normal

Não sabe dizer se a sua pele está mais para oleosa ou seca? Está sempre ouvindo elogios sobre o quanto a sua pele é aveludada, tem aquele aspecto rosinha e saudável? Dificilmente você tem espinhas?

Então, parabéns, pois é muito possível que você tenha o tipo de pele mais raro e cobiçado: a pele normal.

Toda essa beleza natural, característica de pessoas com esse tipo de pele, tem uma explicação bem simples.

A pele normal tem o equilíbrio ideal de produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Isso faz com que ela não seja nem muito oleosa e nem seca demais.

Ela também é mais suave, tem uma boa circulação sanguínea e menos predisposição a desenvolver cravos e manchas, os poros são discretos e mais fechados, além de uma boa elasticidade.

Ou seja: se você tem esse tipo de pele, sofrerá menos com os efeitos do envelhecimento.

Mesmo com toda essa textura perfeita, a pele normal também exige cuidados específicos para mantê-la bela e saudável. Veja mais a frente.

Pele Seca

Agora, a sua pele descama com facilidade? Percebe que ela é mais sensível que o normal, fica vermelha e irritada facilmente e, ainda, tem um aspecto opaco, sem muito brilho?

Então, é bem provável que você tenha uma pele seca.

Todo esse aspecto visual acontece porque esse tipo de pele não tem uma produção de óleo regulada nas glândulas sebáceas, o que significa que ela não produz a quantidade necessária de oleosidade para lubrificar o rosto e deixá-lo mais viçoso.

E, além de todos os problemas que citamos mais acima, essa também é a causa para que esse tipo de pele tenha uma predisposição maior ao desenvolvimento de rugas e linhas de expressão.

Já que, sem um contexto de lubrificação ideal, a pele tem naturalmente menos elasticidade.

Por esses motivos é que esse tipo de pele requer alguns cuidados específicos, que vamos indicar ao final do artigo.

Mas calma, também há boas características nesse tipo de pele. A vantagem é que a pele seca também possui poros quase imperceptíveis, assim como a pele normal.

Vale lembrar, também, que o aspecto mais seco na pele pode ser causado por diversos fatores: clima, idade, doenças de pele, algum produto utilizado ultimamente, hormônios e diversos outros.

Então, se está percebendo a sua pele mais seca ultimamente, não significa que esse seja o seu tipo de pele original, ok?

Sua pele está ficando seca com o tempo? Saiba porquê!

Se você ainda tem dúvidas sobre qual é o seu tipo de pele, uma boa dica é acompanhar e observar o rosto durante uma semana. Assim, fica mais fácil identificar quais características e sinais que mais se repetem.

Saiba mais em:

Como descobrir qual é o seu tipo de pele?

Rotinas de peles normal e seca: como cuidar?

pele-normal-e-pele-seca-1

Rotina de cuidados para pele normal

Para cuidar da pele normal, não tem segredo: basta seguir uma rotina básica de cuidados para a pele.

Isso significa que, todos os dias, você deve (sem falta) limpar, hidratar e proteger o seu rosto.

Basicamente, essa precisa ser a sua rotina de cuidados com a pele a partir de agora:

  • Manhã: lave o rosto assim que acordar com um sabonete suave e neutro, específico para o rosto. Depois, aplique um creme ou loção hidratante leve e não se esqueça de passar o protetor solar antes de sair de casa;
  • Tarde: é muito importante reaplicar o protetor solar ao longo do dia, de preferência de 3 em 3 horas e com fator de proteção de no mínimo 30;
  • Noite: antes de dormir, é muito importante que você faça uma boa higienização novamente, principalmente se você usa maquiagem, para retirar todas as impurezas que acumularam ao longo do dia no seu rosto. Logo após, aplique um produto hidratante.

Também vale fazer uma esfoliação uma vez por semana, para remover células mortas.

É importante que você invista em produtos que não tenham efeitos muito intensos, como toque seco ou forte poder de hidratação. O objetivo é manter o equilíbrio de produção que a sua pele naturalmente tem, certo?

Uma boa dica também é adaptar a rotina de acordo com as estações do ano, como inverno e verão, já que elas podem influenciar na sua pele e deixá-la mais oleosa ou mais seca.

Rotina de cuidados para pele seca

Ao contrário da pele normal, a pele seca demanda alguns cuidados diários específicos. E o segredo de tudo é hidratação.

Prefira produtos com textura em creme ou sérum, para aumentar a absorção da água pela pele e reter mais líquido ao longo do dia.

Então, essa precisa ser a sua rotina de cuidados com a pele daqui em diante:

  • Manhã: lave o rosto com um sabonete mais cremoso, que faça mais espuma e seja mais leve (para não ressecar ainda mais), e aplique um hidratante logo após. O uso do protetor ao sair de casa é fundamental e considere um produto com fator acima de 50, já que a pele seca é mais sensível, para evitar vermelhidão ou irritações.
  • Tarde: reaplique o protetor solar de 3 em 3 horas e, se possível borrife um pouco de água termal no rosto ao longo do dia, para manter a hidratação.
  • Noite: refaça uma boa limpeza, para retirar todas as impurezas que acumularam ao longo do dia, e não se esqueça de retirar a maquiagem. Para isso, evite produtos à base de álcool e passe a adotar a água micelar. Depois, hidrate bem a pele e considere passar um tônico antes de dormir, para deixar a pele mais viçosa.

Com relação a esfoliação, a indicação é fazer com um espaço de no mínimo duas semanas entre uma e outra, para não agredir a sua pele.

E, para os produtos que for usar, prefira aqueles com efeito mais refrescantes, hidratante, antioxidante e iluminador, que tenham substâncias como vitamina C, retinol ou vitamina E (para prevenir marcas de expressão).

Algumas dicas práticas no dia a dia também vão ajudar a cuidar mais da sua pele seca, como:

  • Evite ficar muito exposto a ventiladores ou ar condicionado ao longo do dia, pois eles ressecam ainda mais a pele;
  • Não tome banhos muito quentes;
  • Não esfregue a pele com a toalha após o banho, seque suavemente com toques e batidinhas;
  • Beba muita água para repor a hidratação;
  • Não esqueça de hidratar o resto do corpo e regiões naturalmente mais ressecadas, como mãos, joelhos, canelas, pés e cotovelos, para evitar rachaduras, coceira ou descamação.

Gostou do conteúdo? Então #compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas com peles normal ou seca a cuidar corretamente do rosto no dia a dia.

Agora, se você está cansado de investir em muitos produtos e ficar acumulando cosméticos na sua casa, a boa notícia é que você pode ter acesso a fórmulas exclusivas e específicas para tratar peles normais e secas.

Como? Basta se inscrever no nosso Curso Pele Seca e Normal. Clique aqui para saber mais.

cta-curso-pele-normal-e-pele-seca

Inscreva-se no Curso Pele Normal e Pele Seca e aprenda a cuidar corretamente da sua pele!